domingo, 10 de outubro de 2010

EIXO V

Visitando o eixo V e revendo os trabalhos, assim como os textos estudados ao longo do semestre pelas interdisciplinas de Organização do Ensino Fundamental, Organização e Gestão da Educação, Projeto Pedagógico em Ação, Psicologia da Vida Adulta e Seminário Integrador V, percebi o quanto as mesmas foram importantes tanto para o meu crescimento pessoal como profissional.

A interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental, nos possibilitou maiores esclarecimentos sobre a Gestão democrática nas escolas públicas do nosso país. Trabalhamos com a concepção de Gestão democrática quanto à participação dos diversos segmentos que envolvem a instituição escolar, quanto à transparência na administração e na aplicação de recursos e principalmente quanto à descentralização do poder.

As discussões levantadas nesta concepção se dão na dimensão administrativa, financeira e pedagógica, resultado da autonomia conquistada na constituição federal de 1988 construídas a partir de fortes movimentos de lutas sociais que suplicavam por voz nas tomadas de decisões no que compete a esfera educacional.

Sabemos que Gestão democrática é um discurso recente no cenário brasileiro que vem buscando espaço nas práticas administrativas escolares e que hoje busca aliar o discurso à prática para que possamos compartilhar das decisões quanto à forma de organização que as escolas públicas apresentam.

Por meio desta interdisciplina subentendeu-se que:

O Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar são regimentos que visam contemplar os anseios da comunidade local quando são construídos coletivamente, pois permitem discussões e contribuições que norteiam e explicitam as concepções de mundo, de educação, de sociedade, entre outros que determinada realidade apresenta.

É no Projeto Político Pedagógico e no Regimento Escolar que o currículo e a avaliação ganham espaço e importância porque embora seja de regime seriado ou ciclado vai corresponder à vontade dos indivíduos presentes neste contexto.

A Gestão democrática da escola contempla processos que permitem a atuação dos segmentos como importantes aliados na tomada de decisões, entre os quais encontramos: conselho de educação, conselho do FUNDEB, grêmios estudantis, entre outros que tornam válido as decisões que norteiam a vida escolar.

Estes segmentos têm como finalidade fiscalizar aplicação de recursos, representarem os diferentes atores bem como suas opiniões, apontar estratégias e soluções, reivindicar as necessidades do contexto educacional, enfim, apresenta autonomia no espaço público educacional.

Com todas estas questões levantadas, considero que o mais importante nos tempos atuais é contribuir para que tais discursos sejam efetivados na prática. É preciso que compreendemos a complexidade que a Gestão democrática escolar apresenta para que lutamos para contemplá-la de forma integral.

Embora a Gestão democrática nas escolas seja considerada um processo recente, cabe a cada um de nós enquanto membro da sociedade e profissionais da educação lutar pela transformação deste contexto do qual fazemos e somos parte.

Na interdisciplina de psicologia da vida adulta, uma atividade que me chamou bastante atenção foi sobre Aprendizagem da Vida Adulta segundo Piaget onde a teoria de Jean Piaget, chamada epistemologia genética explica a forma como pensa o adulto, bem como seu processo de aprendizagem.

Enquanto que a lei define o adulto como indivíduo que completa 18 anos de idade, a psicologia nos mostra a complexidade deste estágio, onde adulto é entendido como alguém que atinge maturidade nas suas relações, apresenta controle intelectual e emocional, trazendo uma base sólida das fases anteriores.

Contudo penso que a maturidade pode ser atingida quando conseguimos estabelecer formas de lidar com problemas de nossa realidade, e ainda quando compreendemos o raciocínio do outro.

Em suma, todas as interdisciplinas do eixo V possibilitaram-me diversos conhecimentos e conseqüentemente estar mais preparada para o Trabalho de Conclusão do Curso.

Abraços!


Um comentário:

Roberta disse...

Josiana!!

As interdisciplinas estudadas até agora foram muito importantes para que tu conseguisse construir as tuas aprendizagens e tuas concepções de educação.

Abraços
Roberta