segunda-feira, 4 de outubro de 2010

EIXO IV

Ao visitar as interdisciplinas do eixo IV, uma das atividades que realizei pela interdisciplina de Representação do Mundo pelas Ciências Naturais me chamou bastante atenção, foi através da leitura dos textos “Natureza e a Construção do Natural: um olhar sobre imagens de natureza na publicidade, da autora Marise Basso Amaral, e Repensando o Ensino de Ciências a partir de novas histórias da ciência da autora Russel Teresinha Dutra da Rosa, onde a mesma foi extremamente importante e fundamental para compreendermos quais os conhecimentos prévios nossos alunos já possuem.

Os textos trazem discussões a cerca da importância de se considerar os saberes alternativos e o conhecimento cientifico; dos processos de ensino nas escolas através dos currículos escolares, dos livros didáticos de Ciências e dos meios de comunicação de massa; disserta também sobre as contribuições de “novas” historias da ciência, a insistência de dominância masculina nos escritos, silenciando sobre a participação da mulher neste processo e principalmente, que novas formas de contar a história da ciência podem orientar alternativas pedagógicas que perceba a ciência como processo descontinuo de construção de conhecimentos e de verdades sempre provisórias.

“... Verdade sempre provisória”, porque “... vivemos em uma época onde se transformam e se reorganizam as próprias noções de tempo e espaço, onde emergem novas identidades culturais e sociais”...

A interdisciplina de Representação do Mundo pelos Estudos Sociais nos possibilitou a perceber de fato a importância dos conteúdos trabalhados nesta disciplina. Como não há no currículo da instituição da escola que atuo Escola de Educação Especial João de Barro a disciplina de Estudos Sociais, não temos uma organização de “conteúdos” específicos, porém cabe aqui informar que, a organização curricular não restringe o que trabalhamos com os alunos, temos, portanto a liberdade de incluir em nossos trabalhos o que achamos pertinente ensinar no decorrer do ano letivo.

Da maneira como percebo o ensino de Estudos Sociais, posso afirmar que contemplamos muitas aprendizagens que compõem estas disciplinas. Ocorre que tais aprendizagens não são declaradas de forma objetiva que pertencem ao ensino de Estudos Sociais, mas de fato, estão presentes na prática em sala de aula.

Os alunos aprendem que o mundo a qual pertencem se constitui de um conjunto de fenômenos culturais, sociais e que as vivências sociais, as histórias, os modos de vida, os lugares e o mundo natural são parte de um todo integrado. Aos alunos é ensinado a cerca dos grupos sociais em que vivem a sua realidade e a sua identidade, entre uma série de outras aprendizagens/conhecimentos.

Percebo que é importante que a relação professor x aluno seja verdadeira onde haja uma reciprocidade de afeto, respeito, entre outros, para que neste conjunto possa de fato acontecer à construção dos conhecimentos e aprendizagens bem significativas.

As metodologias utilizadas devem ser variadas para dar conta da demanda dos alunos, respeitando suas diferenças e limitações no trabalho com portadores de necessidades especiais.

O planejamento é algo de extrema importância para organização do que se pretende ensinar e para quem estamos planejando. Através deste, estipulamos nossos objetivos, contemplamos os desejos de nossos alunos, fazendo com que nossa prática tenha mais valia no processo de ensino e aprendizagem. O planejamento deve ser aberto, para sim, contemplar as necessidades da turma que trabalho.

Penso que é preciso repensar nossa prática, e principalmente, o ensino de Estudos Sociais, muitas vezes esquecido em nossas escolas.

A Interdisciplina do eixo IV que mais contribuiu para a minha prática, tanto na escola em que atuo como na turma em que realizei o meu estágio foi a interdisciplina de Representação do Mundo pela Matemática, onde me possibilitou a elaborar atividades diversificadas e aplicar aos alunos, um exemplo foi a atividade de espaço e forma onde desenvolvemos uma atividade para trabalhar noções de espaço e a partir daí abordar uma série de questões que levaram o aluno a trabalhar com referência que não seja a sua própria, oportunizando o mesmo a várias possibilidades e descobertas.

Em suma, todas as interdisciplinas do eixo IV tiveram contribuições importantes e foram de fundamental importância para minha formação docente, onde possibilitou-me inúmeros conhecimentos e conseqüentemente estar mais preparada para o trabalho de conclusão (TCC).

Abraços...

Até mais!!!


Um comentário:

Roberta disse...

Josy!!

As interdisciplinas do eixo IV foram bem práticas e com aplicação imediata em nossas salas de aula. Por isso é fácil relaciona-las com a nossa prática e com nosso estágio.

Abraços
Roberta