domingo, 7 de novembro de 2010

EIXO VIII


Neste eixo, fomos contemplados com as interdisciplinas de Seminário Integrador VIII e Estágio supervisionado em docência, no meu caso Estagio Supervisionado Docência 0 a 5 anos, onde desenvolvi o estágio curricular com uma turma do jardim com alunos entre 3 a 5 anos de idade, composta por 9 alunos na Escola Particular de Educação Infantil Clubinho dos Baixinhos situada em três Cachoeiras.

No decorrer do estágio procurei sempre respeitar o tempo, o ritmo e o nível de cada aluno no processo de desenvolvimento integral, estimulando a todos com a mesma intensidade, levando em consideração que os alunos constroem conhecimentos desde os primeiros anos de vida, visto a importância da Educação Infantil para aprimorar os conhecimentos prévios transformando-os em novas descobertas e aprendizagens.

Busquei adequar o melhor de cada teoria estudada ao longo do curso à realidade escolar, onde procurei sempre expandir as possibilidades do uso da ludicidade, por meio da exploração de jogos e interação nas brincadeiras, compreendendo que ambos são de fundamental importância para o desenvolvimento das crianças, em ambiente inclusivo e prazeroso.

Neste sentido, o projeto desenvolvido no estágio ocorreu de modo a contemplar os objetivos de forma bastante satisfatória, viabilizando toda a aprendizagem ocorrida, ultrapassando até mesmo o âmbito escolar, sendo esta aprendizagem demonstrada no seu cotidiano, nas mais variadas ações do dia a dia, pois, sobretudo as atividades que envolveram fatos do cotidiano da escola e da família oportunizaram um aprendizado mais prazeroso e significativo, pois foram situações reais em que as crianças vivenciaram na prática, trazendo suas experiências e conhecimentos prévios dos assuntos e assim puderam confrontar com as novas descobertas.

Acredito que tudo o que foi trabalhado durante o estágio foi de grande importância para o desenvolvimento dos meus alunos, onde considerei o brincar como forma de desenvolver a criatividade e a sociabilidade, oportunizando as crianças novas experiências e descobertas, levando em consideração que as crianças reproduzem na brincadeira a sua própria vida. Visto que através do brincar a criança constrói o real, delimita os limites frente ao meio e o outro e sente prazer em poder atuar em diversas situações criadas por ela.

A prática do estágio curricular desenvolvida no eixo VIII foi à base de origem do meu TCC, onde tive como princípio norteador da minha prática o brincar, na qual viabilizaram e nortearam a construção e a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, totalmente embasado e fundamentado no brincar infantil.

Até mais...

Abraços!!!


4 comentários:

Roberta disse...

Josy!!

Vejo que o estágio te ajudou a escolher o tema do teu TCC. Isso é muito importante pois parte de uma curiosidade tua em busca de respostas.

Abraços
Roberta

Nadie Christina disse...

Oi querida,

passei por aqui e vou deixar um comnecom o intuito de contribuir ainda mais para qualificar a tua reflexão.
Senti falta nesta postagem de alguma evidência que contribua para sustentar os teus argumentos.
Por exemplo:
"Busquei adequar o melhor de cada teoria estudada ao longo do curso à realidade escolar, onde procurei sempre expandir as possibilidades do uso da ludicidade, por meio da exploração de jogos e interação nas brincadeiras, compreendendo que ambos são de fundamental importância para o desenvolvimento das crianças, em ambiente inclusivo e prazeroso."
Como tu conseguiu operacionalizar "o melhor de cada teoria estudada ao longo do curso"?
Ou ainda...O que te leva a acreditar que "que tudo o que foi trabalhado durante o estágio foi de grande importância para o desenvolvimento dos meus alunos"?
Espero ter deixado claro que faltam evidências que sustentem [nesta postagem] as afirmações e que seria muito interessante e ilustrativo se tu pudesse complementar.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Josy disse...

Olá Nadie!

Quando me referi ao fato de adequar à melhor teoria estudada ao longo do curso à realidade escolar, minha intenção foi deixar evidente que as teorias que estudei, os conhecimentos que construí me serviram de base, tanto para tornar meus planejamentos mais qualificados e adequados ao público do meu estágio, quanto para propiciar aos alunos experiências que pudessem enriquecer as aprendizagens envolvidas. Muitos teóricos estudados contribuíram para que eu pudesse compreender os estágios de desenvolvimento dos meus alunos, a importância do brincar, como as crianças constroem o conhecimento, enfim.
Quando afirmo, que tudo o que foi trabalhado durante o estágio foi de grande importância para o desenvolvimento dos alunos, tive a intenção de explicitar que os jogos, as brincadeiras, as atividades lúdicas direcionadas ou livres, entre outras na educação infantil são extremamente relevantes para que as crianças possam se desenvolver construindo novas aprendizagens na interação uns com os outros, bem como na interação com os objetos de aprendizagens.
Espero ter esclarecido seus questionamentos.

Abraços!!!

Nadie Christina disse...

Oi querida,

a tua complementação contribuiu para esclarecer os teus pontos de vista, com certeza!
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie