sábado, 20 de novembro de 2010

EIXO IX

Durante este semestre realizei meu Trabalho de Conclusão de Curso, na qual teve como tema “A função do brincar na aprendizagem da criança na educação infantil”, onde o meu objetivo era adquirir maior conhecimento e esclarecimento sobre o ato de brincar e suas especificidades no processo de aprendizagem, bem como a interação e o envolvimento do adulto no brincar infantil.

O tema escolhido para a construção do meu TCC prove do meu estágio curricular, onde tive como princípio norteador da minha prática o brincar, no qual considerei o mesmo como forma de desenvolver a criatividade e a sociabilidade, oportunizando sempre as crianças novas experiências e descobertas, atribuindo as ações como forma de aprendizagem, levando em consideração que as crianças reproduzem na brincadeira a sua própria vida, onde através dela a criança constrói o real, delimita os limites frente ao meio e o outro e sente prazer em poder atuar em diversas situações criadas por ela.

Para a construção do meu trabalho, tendo como foco principal o brincar na educação infantil, procurei embasamentos teóricos que contribuíssem para uma reflexão mais qualitativa, assim como, para a definição dos principais conceitos envolvidos neste estudo, entre eles: brincar, aprendizagem e criança buscando suporte, sustentação e fundamentação para o trabalho, como no livro “A excelência do brincar” da autora Janet R. Moyles e colaboradores e nos artigos estudados ao longo do curso como pela interdisciplina de Ludicidade e Educação através dos textos de Tânea Ramos Fortuna, bem como o auxílio dos professores, tutores, enfim.

O meu TCC traz também, experiências vivenciadas na prática articuladas aos estudos teóricos bem como, explicitando e evidenciando as análises das ampliações das hipóteses levantadas por mim.

Conseqüentemente perante as várias leituras de autores importantes, das relações da teoria com a prática, realizadas para a construção do TCC, foi possível perceber a real importância do brincar para o desenvolvimento da criança, sendo que através do mesmo elas aprendem a assimilar emoções e sensações, controlar impulso, dominar o medo e as angústias, conhecer o seu eu, compreender o meio e estabelecer contatos sociais, satisfazer desejos, desenvolver a criatividade, habilidades e conhecimentos.

Neste sentido, para MOYLES (2006) devemos considerar o brincar como uma forma de envolver uma série de comportamentos e sentimentos, internalizando assim nas crianças a compreensão da realidade, ao mesmo tempo em que estimula a imaginação, sendo esta uma condição básica para se tornar um ser criativo.

Entretanto, enquanto educadora devemos preparar o nosso aluno para a vida, oferecendo a ele condições necessárias para o seu desenvolvimento, aí então estaremos contribuindo categoricamente para que no futuro tenhamos cidadãos muito mais justos e honestos.

Contudo, todo o processo desenvolvido para a construção do TCC assim como as visitas nas interdisciplinas dos eixos anteriores, me possibilitam grandes aprendizagens e descobertas, onde tive a oportunidade de reviver tudo o que havia aprendido ao longo do curso.

Abraços!

2 comentários:

Roberta disse...

Josy!!

Podemos ver nessa tua postagem o caminho que percorreste desde a escolha da tua questão (proveniente do estágio), até agora, os caminhos que percorreste e os autores estudados. Sugiro que tu faça agora uma postagem final, como um balanço de tudo o que aconteceu desde o início do curso. Para termos um fechamento aqui no blog.

Abraços
Roberta

Nadie Christina disse...

Oi querida,

reforço a solicitação da Roberta. Como este blog se constitui num espaço de interação com o objetivo de promover aprendizagens, aproveitando essas últimas trocas sugiro que releias esta postagem de uma forma crítica e veja como tu produziu frases longas e que, por vezes, dificultam a compreensão das tuas idéias. Releia a postagem e, se possível, procure na próxima construir frases mais curtas, ok? Acredito que essa sugestão pode qualificar ainda mais a tua expressão escrita.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie